Linhas de Pesquisa

Área: Física e Química de Materiais

 

  • MATERIAIS APLICADOS À SAÚDE: A linha tem por objetivo a busca por materiais biocompatíveis sintéticos ou naturais para aplicações em problemas da saúde. Além dos materiais, a linha engloba o desenvolvimento de novas técnicas aplicadas para controle de qualidade de medicamentos. Destacam-se, a busca por materiais naturais com propriedades antitumorais, fungicidas, bactericidas, entre outras; desenvolvimento e análise de fotosensibilizadores para terapia fotodinâmica; síntese de marcadores celulares; desenvolvimentos de nanomateriais multifuncionais carreadores de medicamentos e; avaliação do efeito tóxico e potencial nocivo de nanomateriais em animais e vegetais.

 

  • MATERIAIS E MÉTODOS PARA REMEDIAÇÃO E CONTROLE AMBIENTAL: Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de novos materiais e métodos visando suas aplicações na remediação e no controle do meio ambiente (ar, solo, água, etc.). As aplicações incluem processos não-convencionais de tratamento de águas residuais e efluentes; remoção de metais pesados; tratamentos do solo e da atmosfera, dentre outros.

 

  • MATERIAIS, SENSORES E ENERGIA: Esta linha de pesquisa engloba o desenvolvimento de novos materiais e processos visando a fabricação de dispositivos sensores e de geração de energia. Destacam-se: estudos em materiais semicondutores para fabricação de células solares de filmes finos e células híbridas orgânicas/inorgânicas de terceira geração, tais como as células de perovskita e células sensibilizadas por corantes; fabricação de nanomateriais para sensores de gás, sensores ópticos etc.; fabricação de materiais isolantes, ferroelétricos, multiferróicos e caracterização de suas propriedades; síntese de biocombustíveis em geral e validação de novos processos e/ou técnicas espectroscópicas (fluorescência, UV-Vis, FTIR e outras) e simulações computacionais para análise e controle de qualidade de combustíveis.

 

  • TEORIA, INSTRUMENTAÇÃO E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM MATERIAIS: A linha tem por objetivo o desenvolvimento de teorias, instrumentação e simulações computacionais aplicadas à problemas da área de Ciência dos Materiais em geral.