Primeiro ciclo de webinários conjunto PPGCM e PPGQ: “A ciência que inspira”

Postado por: Rodrigo Fioravante

Os Programas de Pós-graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM) e em Química (PPGQ) realizam de 7 de agosto até 20 de novembro, sempre às sextas-feiras, o I ciclo de webinários em conjunto, intitulado “A ciência que inspira” – UFMS – 2020.

São seminários virtuais que irão acontecer na Plataforma Google Meet, às 17h. Os links serão disponibilizados nas redes sociais e nos sites do Instituto de Física e do Instituto de Química. E também haverá a transmissão ao vivo na página oficial do PGCM no facebook (@pgcm.ufms).

Com nomes de peso no cenário científico nacional e internacional, o Webinar abre as palestras (dia 7) com o tema “Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços históricos e ameaças atuais”, com o professor Sergio Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na semana seguinte (dia 14), o tema “Vivendo com as estrelas”, será abordado pela professora Duilia de Mello, astrofísica extragaláctica, vice-reitora e professora titular da Universidade Católica de Washington DC.

Estão previstas na sequência as palestras “Aplicação da Espectrometria de Massas na análise de substâncias de baixa massa Molecular”, com o professor Noberto Lopes (USP); “Planejamento de Experimentos e Análise Multivariada aplicados a Desenvolvimento de Novos Materiais”, da professora Veronica Calado (UFRJ); “Boas Práticas em Pesquisa”, com professor Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (USP); “Ciência e Sociedade no Brasil Pós-Pandemia”, professor Glaucius Oliva (USP); “Física, informação e tecnologias quânticas”, professor Luiz Davidovich (UFRJ); “Platinum electrodes: not as noble as you think“, com Marc T. M. Koper (Leiden University); “Canal Mulheres na Ciência e a importância do letramento científico”, professora Debora Menezes (UFSC); “Bem vindos a era do Vidro”, professora Andrea S.S. Camargo (USP-SC); entre outras.

“Essa é uma oportunidade bastante interessante que não se restringe necessariamente aos alunos do PPGCM e do PPGQ, mas pode envolver aluno de graduação, outras pessoas de fora da Universidade. Fica aqui o nosso convite para que todos participem, para continuarmos falando sobre Ciência mesmo nesse cenário de pandemia”, expõe o professor do Instituto de Física Cicero Cena, um dos organizadores do webinar.

Download (PDF, 2.08MB)

Texto: Paula Pimenta