Sobre o Programa

 

 

Breve histórico:

 

A proposta de criação do PGCM foi enviada em 2015 para a CAPES, sendo aprovado em dezembro do respectivo ano. As atividades do Cursos de Mestrado tiveram início em janeiro de 2016. A criação deste PPG foi realizada em consonância com a demanda de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul. Na avaliação de 2017 da CAPES (quadriênio 2013-2016), o Curso de Mestrado recebeu nota 3. Esta avaliação abrangeu apenas o primeiro ano de existência do curso. Dentre os itens avaliados, a proposta do programa, o corpo docente e a produção intelectual receberam conceito “Bom”. Apenas no quesito inserção social, a avaliação foi “Regular”. No período avaliado (2016), o Curso possuía apenas 10 docentes permanentes e 11 discentes matriculados. Esse quantitativo aumentou e, no momento (abril de 2019), temos 28 discentes matriculados, 20 docentes permanentes e 5 docentes colaboradores.

Com esta nova composição, aliado à algumas modificações/adequações nas linhas de pesquisa do Programa de forma a melhor adequar as atividades de ensino e pesquisa propostas, foi possível aprovar em novembro de 2018 a criação do curso de Doutorado. Esta aprovação se deu após avaliação in-loco por comitê da CAPES que decidiu elevar a nota do curso para 4. Este novo cenário ampliou os horizontes e a capacidade do Programa, sempre visando a formação do aluno, ou seja, sua capacitação e inserção no mercado, seja na academia ou na indústria desenvolvendo pesquisa, tecnologia e inovação. Atualmente, o PGCM possui 13 bolsistas produtividade do CNPq (entre 20 docentes permanentes, não contando o docente colaborador – bolsista 1B do CNPq). Atualmente, existem apenas dois Cursos de Doutorado em Ciência dos Materiais (UFMS e UFCat) na região Centro-Oeste. Nosso curso tem recebido discentes com diferentes perfis de formação e tem demonstrado alta demanda por vagas.

 

OBJETIVO

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFMS, em nível de Mestrado e Doutorado, tem por objetivo formar recursos humanos qualificados, promover a pesquisa e a inovação buscando o desenvolvimento tecnológico e científico do estado Mato Grosso do Sul através da geração de mão de obra qualificada e direta.

O Curso tem por objetivos específicos:

I – formar novos docentes, pesquisadores e recursos humanos qualificados na área de Ciência de Materiais, capacitados para a solução de problemas do setor produtivo no exercício de atividades de pesquisa, inovação, ensino e extensão;

II – contribuir para a fixação de pesquisadores na região Centro-Oeste do Brasil, considerando os aspectos regionais e suas demandas;

III – estimular colaborações entre diferentes áreas do conhecimento como Química, Física, Engenharias, Geociências, Medicina, Odontologia, Biologia, Farmácia, entre outras, criando novas fronteiras de pesquisa e conhecimento, aprofundando estudos técnicos e científicos relacionados as áreas.

 

PERFIL

 

O perfil dos egressos desejado é de um profissional versátil com excelente formação de base e alta capacidade para desenvolvimento de estudos e resolução de problemas em caráter multidisciplinar, qualificando-os para atuação acadêmica ou no setor produtivo. Busca-se por um profissional diferenciado e de caráter inovador na área de Ciência dos Materiais, atento as tendências e desenvolvimento científico no mundo. Em suma, nossos egressos devem apresentar capacidade para dar continuidade a estudos na área Ciência dos Materiais ou áreas afins de modo independente; atuando na academia no setor público ou privado, nos diferentes níveis de ensino; como também capacitados para se inserir nas empresas de cunho tecnológico e produtivo do MS e/ou do país.